O Programa Se Liga!, desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais, passou a atuar também em Montes Claros, no Norte do estado. A iniciativa é voltada para o acompanhamento de jovens e adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas de internação ou semiliberdade, oferecendo suporte na reconstrução de suas trajetórias e contribuindo para a reintegração à sociedade.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o programa foi implantado na cidade na segunda quinzena de julho e é executado pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase). A proposta é garantir o acesso dos participantes a políticas públicas de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e qualificação profissional, além de apoiar sua inserção no mercado de trabalho.
Criado em 2010, o Se Liga! já está consolidado em cidades como Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia. Com a expansão para Montes Claros, o programa passa a abranger a 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). Há ainda previsão de implantação em Governador Valadares, também na região Norte, prevista para 2025.
Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, o Se Liga! representa um importante passo na consolidação das políticas de socioeducação em Minas. “O programa contribui para que os participantes construam novas oportunidades, reduzindo a reincidência e servindo como uma ponte entre o sistema socioeducativo e a reintegração dos adolescentes à sociedade”, destacou.
O acompanhamento tem duração de até um ano e é definido em conjunto com cada adolescente, de forma personalizada, respeitando seus interesses e necessidades. A proposta não é uma extensão da medida socioeducativa, mas sim uma estratégia de apoio e continuidade das garantias previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Para a subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle Cyrillo, o programa também tem papel estratégico na avaliação das políticas públicas voltadas à juventude. “Além de mitigar o retorno dos jovens à trajetória infracional, o Se Liga! oferece subsídios importantes para aperfeiçoar a atuação do Estado na área da socioeducação”, ressaltou.
Com a chegada a Montes Claros, o programa reforça o compromisso com a construção de caminhos mais seguros e dignos para adolescentes em situação de vulnerabilidade, promovendo cidadania, autonomia e inclusão social.