Área Azul de Montes Claros será modernizada; Prefeitura vai contratar empresa para implantar sistema digital

Hoje, os condutores precisam comprar um talão de papel, preencher com os dados do veículo e deixar visível no carro. Com a mudança, tudo será feito de forma digital: os motoristas poderão comprar os créditos por meio de um site, aplicativo ou em máquinas instaladas em pontos da cidade
Foto: Fábio Marçal / Divulgação

O sistema de estacionamento rotativo de Montes Claros, conhecido como Área Azul, passará por um processo de modernização ainda este ano. A Prefeitura, por meio da MCTrans (Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes), abrirá um processo para contratar uma empresa especializada que ficará responsável por implantar um sistema digital para o controle da Área Azul.

Hoje, os condutores precisam comprar um talão de papel, preencher com os dados do veículo e deixar visível no carro. Com a mudança, tudo será feito de forma digital: os motoristas poderão comprar os créditos por meio de um site, aplicativo ou em máquinas instaladas em pontos da cidade.

A fiscalização continuará sendo feita pelos agentes da MCTrans, com o apoio de um veículo equipado para leitura digital de placas, fornecido pela empresa contratada. O objetivo é garantir mais agilidade, transparência e organização no uso das vagas de estacionamento em áreas movimentadas da cidade, como o centro comercial.


O processo de contratação da empresa será feito por meio de um pregão, marcado para o dia 1º de agosto. A expectativa é que a digitalização da Área Azul comece ainda este ano, após treinamento dos agentes de trânsito e uma campanha educativa para informar a população sobre o novo sistema.

Leila Santos é jornalista graduada pela Funorte, com sólida experiência em comunicação. Atuou como editora-chefe e possui passagens por emissoras de TV, assessorias de imprensa, agências de publicidade e veículos digitais. Atualmente, integra o Portal Webterra, onde alia técnica, ética e compromisso à produção de conteúdos jornalísticos de qualidade. Leitora dedicada e engajada em causas sociais, conduz seu trabalho com sensibilidade, responsabilidade e credibilidade.