Polícia Federal resgata 18 trabalhadores em situação degradante em carvoarias clandestinas no Norte de Minas

Durante a ação, foram identificadas quatro carvoarias clandestinas e alojamentos insalubres, sem água potável, com higiene precária, alimentação insuficiente e ausência de equipamentos de proteção individual. Entre os resgatados está um homem de 64 anos. Os trabalhadores foram encaminhados para suas cidades de origem, como São João da Ponte, Ubaí e São Romão
Foto: Polícia Federal / Divulgação

Dezoito trabalhadores foram resgatados em condições degradantes de trabalho durante uma operação conjunta da Polícia Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em uma fazenda na zona rural de Ubaí, no Norte de Minas Gerais. A fiscalização ocorreu na manhã e início da tarde desta terça-feira (22).

Durante a ação, foram identificadas quatro carvoarias clandestinas e alojamentos insalubres, sem água potável, com higiene precária, alimentação insuficiente e ausência de equipamentos de proteção individual. Entre os resgatados está um homem de 64 anos. Os trabalhadores foram encaminhados para suas cidades de origem, como São João da Ponte, Ubaí e São Romão.

Foto: Polícia Federal / Divulgação

Segundo os responsáveis pela fazenda, as terras estavam arrendadas. Eles foram notificados e poderão receber multas administrativas, além de serem obrigados a arcar com os encargos trabalhistas e a rescisão dos contratos.


A Polícia Federal informou que vai instaurar inquérito para investigar possível crime de redução à condição análoga à de escravo, cuja pena pode chegar a oito anos de reclusão.

Leila Santos é jornalista graduada pela Funorte, com sólida experiência em comunicação. Atuou como editora-chefe e possui passagens por emissoras de TV, assessorias de imprensa, agências de publicidade e veículos digitais. Atualmente, integra o Portal Webterra, onde alia técnica, ética e compromisso à produção de conteúdos jornalísticos de qualidade. Leitora dedicada e engajada em causas sociais, conduz seu trabalho com sensibilidade, responsabilidade e credibilidade.