Galhos de uma árvore de manga estão há dias no chão, atrapalhando a passagem de pedestres e veículos na Rua Senador José Clemente, no bairro Independência, em Montes Claros. O material foi deixado no local após uma poda realizada pela Cemig há mais de uma semana, segundo os moradores, e ainda não foi recolhido.
A situação tem preocupado a comunidade local, que teme que alguém coloque fogo nos galhos secos para liberar a via, o que poderia colocar em risco as casas próximas. “Além do transtorno de passagem, temos medo que coloquem fogo e as chamas atinjam nossas casas. Está perigoso”, disse a moradora Edneia.
Ela reforça que não tem a intenção de prejudicar ninguém com a reclamação, mas está desempregada e, no momento, não tem condições financeiras de pagar um carroceiro para retirar os troncos. “Infelizmente, não tenho como arcar com esse custo. Até esta manhã (22), fui lá conferir e os galhos continuam no mesmo lugar”, contou.

O problema ocorre em frente a um lote vago e, de acordo com os moradores, o serviço de corte foi feito na última segunda-feira (14), mas até agora os resíduos não foram recolhidos.
Procurada pelo jornalismo do Portal Webterra, a Cemig informou por meio de nota que realiza a poda de árvores de forma preventiva, sempre que há risco de contato com a rede elétrica. A companhia explicou ainda que o recolhimento dos galhos pode ocorrer posteriormente à poda, por questões de logística, e que esse serviço pode levar até 48 horas para ser realizado.
Em relação ao caso específico da Rua Senador José Clemente, a Cemig afirmou que a limpeza será feita ainda nesta terça-feira (22/07).
A companhia também reforçou que os moradores podem solicitar poda de árvores por meio dos canais de atendimento da Cemig: telefone 116, aplicativo Cemig Atende e pelo site cemig.com.br.

O Portal do Povo segue acompanhando o caso.