Correios atualizam números de atendimento ao cliente em todo o país

A principal mudança está na segmentação dos canais, que agora passam a ter números distintos de acordo com o tipo de serviço. Além disso, a nova estrutura incorpora recursos de inteligência artificial, como a assistente virtual Carol, disponível 24 horas e tecnologias de reconhecimento automático para identificar os dados do cliente já no início da ligação.
Imagem: Internet
Em vigor desde a última segunda-feira (14), os Correios anunciaram a mudança oficial de seus números de telefone para atendimento ao cliente. A atualização faz parte de um processo de modernização da central de relacionamento da empresa, com foco na segurança, agilidade e acessibilidade.
A principal mudança está na segmentação dos canais, que agora passam a ter números distintos de acordo com o tipo de serviço. Além disso, a nova estrutura incorpora recursos de inteligência artificial, como a assistente virtual Carol, disponível 24 horas por dia, e tecnologias de reconhecimento automático para identificar os dados do cliente já no início da ligação.
Veja os novos números:
• Informações gerais, reclamações e sugestões:
– Capitais e regiões metropolitanas: 4003-8210
– Outras localidades: 0800-881-8210
• Atendimento comercial (clientes com contrato):
– Todo o Brasil: 4003-8212
• Faturamento e cobrança:
– Capitais: 4003-8208
– Outras localidades: 0800-881-8208
• Canal para pessoas com deficiência auditiva:
– Todo o Brasil: 0800-881-8211
• Ouvidoria dos Correios:
– Todo o Brasil: 0800-881-8209
A reformulação também segue uma determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por meio do Despacho Decisório nº 262/2023, que visa coibir fraudes por spoofing — quando golpistas utilizam números falsos para se passar por empresas confiáveis.
Segundo os Correios, a medida busca não apenas aumentar a segurança das comunicações, mas também garantir um atendimento mais eficiente ao usuário. “A nova estrutura torna o atendimento mais objetivo e reduz o tempo de espera do cliente, ao mesmo tempo que organiza os fluxos de forma mais inteligente e personalizada”, informou a estatal em nota oficial.
Outro diferencial é o fortalecimento do canal digital, com a assistente virtual “Carol”, disponível no site dos Correios e por aplicativos de mensagem. A Carol utiliza inteligência artificial para responder dúvidas frequentes, rastrear encomendas e registrar manifestações, funcionando 24 horas por dia.
A empresa reforça que os números antigos foram desativados e que todas as informações atualizadas estão disponíveis no portal oficial: www.correios.com.br.