EJA abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional online

Formações 100% online, com 240 horas de duração, oferecem qualificação profissional a estudantes da Educação de Jovens e Adultos; inscrições abertas até 6 de agosto

Estudantes do ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm até o dia 6 de agosto para se inscrever em cursos gratuitos de qualificação profissional a distância. A iniciativa é do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas), campus Pouso Alegre, em parceria com o programa EJA-EPT (Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica).

Com o objetivo de promover inclusão social, desenvolvimento de competências e inserção no mercado de trabalho, os cursos são totalmente online, com carga horária de 240 horas, e terão duração de agosto a dezembro de 2025. Podem participar alunos regularmente matriculados em qualquer série do ensino médio da EJA.

De acordo com a diretora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Vanessa Nicoletti, a proposta representa uma oportunidade valiosa para quem está retomando os estudos. “Essa é uma excelente oportunidade para quem está concluindo os estudos já sair com uma formação profissional e mais preparo para o mercado de trabalho”, afirma.


Três opções de formação

Os interessados poderão escolher entre três áreas de formação:

  • Agente de Gestão de Resíduos Sólidos

  • Assistente de Controle da Qualidade

  • Recepcionista em Serviços de Saúde

As aulas serão ministradas por meio da plataforma Moodle, ambiente virtual já utilizado amplamente em cursos de educação a distância.

Como se inscrever

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet e o processo seletivo será realizado por ordem de inscrição, respeitando o número de vagas disponíveis em cada curso. A lista dos classificados será divulgada no dia 8 de agosto, a partir das 16h.

Para efetivar a matrícula, os candidatos selecionados deverão apresentar documentos que comprovem o vínculo com a EJA, como histórico escolar ou declaração de matrícula, conforme descrito no edital da seleção.

Mais informações sobre os cursos, critérios para certificação e o link de inscrição estão disponíveis no Edital nº 43/2025, disponível neste link.

Leila Santos é jornalista graduada pela Funorte, com sólida experiência em comunicação. Atuou como editora-chefe e possui passagens por emissoras de TV, assessorias de imprensa, agências de publicidade e veículos digitais. Atualmente, integra o Portal Webterra, onde alia técnica, ética e compromisso à produção de conteúdos jornalísticos de qualidade. Leitora dedicada e engajada em causas sociais, conduz seu trabalho com sensibilidade, responsabilidade e credibilidade.