Projeto de vôlei da AEESB transforma rotina de jovens com aulas lúdicas e estímulo ao desenvolvimento pessoal

Muito além do esporte, as aulas de vôlei oferecidas pelo Projeto Escola de Esportes da AEESB têm mudado a rotina e a postura de crianças e adolescentes em Montes Claros.
Imagem: Divulgação

Muito além do esporte, as aulas de vôlei oferecidas pelo Projeto Escola de Esportes da AEESB têm mudado a rotina e a postura de crianças e adolescentes em Montes Claros. Na Escola Estadual Salvador Filpi, o professor Paulo Henrique Lacerda conduz as atividades com turmas que participam de duas aulas semanais, focadas não apenas nos fundamentos do vôlei, mas também no desenvolvimento da coordenação motora, disciplina e engajamento.

As aulas seguem uma proposta leve e acolhedora, onde o aprendizado acontece de forma lúdica. “A abordagem costuma ser do aprender brincando, sem a pressão pelo rendimento. O importante é que o aluno aprenda de forma leve, se divirta e se sinta acolhido”, explica o professor.

Para evitar frustrações e estimular a participação, Paulo Henrique monta duplas com alunos de níveis semelhantes, corrige os erros com cuidado e valoriza cada acerto. “O aluno está ali para aprender e se divertir”, reforça.


Apesar do envolvimento crescente, ele destaca que um dos principais desafios enfrentados na região é a assiduidade e a disciplina. A alta rotatividade entre os alunos revela dificuldades como a necessidade de trabalhar desde cedo ou a falta de apoio familiar. “Tentamos ajudar da melhor forma, mostrando a importância do esporte na formação deles”, conta.

Ainda assim, os resultados positivos se destacam. Segundo o professor, alguns alunos passam a se envolver mais com as aulas, chegam animados, ajudam na organização do material e até treinam em casa. Um exemplo significativo é de um pequeno grupo de alunas que, no início, apenas frequentava as aulas por diversão, mas que passou a demonstrar real interesse pela modalidade: “Elas procuraram a escola com o desejo de formar uma equipe para participar dos Jogos Escolares de 2026. Isso mostra o impacto do projeto na vida delas.”

As aulas, portanto, vêm se mostrando mais do que um espaço de prática esportiva: são oportunidades de construção de autoestima, senso de responsabilidade e novas perspectivas para os jovens.

______

As atividades do Projeto Escola de Esportes da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), nas modalidades de Ginástica, Vôlei e Futsal são gratuitas, atendem cerca de 400 assistidos em Montes Claros, sendo crianças e adolescentes, de 10 a 15 anos, e jovens e adultos, de 18 a 59 anos. A Escola de Esportes conta com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil S. A. (BNB), da Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig) e é promovida via Lei de Incentivo do Governo Federal (LIE).