Acidente com carreta gera vazamento de produto químico na BR-251, em Fruta de Leite

O veículo transportava cargas diversas, incluindo materiais perigosos como resina inflamável (Nº ONU 1866) e gás liquefeito (Pentafluoretano – Dufluometano, Nº ONU 3163).
Foto: Corpo de Bombeiros

Uma carreta carregada com produtos perigosos tombou na tarde desta terça-feira (15), na BR-251, altura do km 333, no município de Fruta de Leite, no Norte de Minas. O acidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Núcleo de Emergência Ambiental (NEA).

Foto: Corpo de Bombeiros

O veículo transportava cargas diversas, incluindo materiais perigosos como resina inflamável (Nº ONU 1866) e gás liquefeito (Pentafluoretano – Dufluometano, Nº ONU 3163). Apesar do tombamento, o motorista não se feriu e recebeu atendimento no local.

De acordo com os bombeiros do 8º Pelotão de Salinas, foi identificado um pequeno vazamento de produto químico na pista, com comprometimento do solo às margens da rodovia. Diante da situação, foi feito o isolamento da área e iniciado o protocolo de contenção dos riscos, com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais específicos.


A operação contou com o suporte técnico do NEA, que orientou a contenção do produto químico utilizando a canaleta de escoamento pluvial. A ação foi reforçada pelo histórico de alto índice de acidentes no trecho.

Para a remoção da carreta e da carga, foi necessária a atuação de equipe especializada, com o uso de dois caminhões plataforma, uma retroescavadeira, um guindaste e uma caçamba. A PRF deu apoio no controle do tráfego e na segurança da área durante todo o atendimento.