Rayssa Leal e Felipe Gustavo conquistam o título do SLS Brasília, etapa organizada pela AEESB

O evento reuniu milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios e consagrou os brasileiros

Brasília entrou para a história do skate mundial neste domingo (13), ao sediar pela primeira vez uma etapa da Liga Internacional de Skate Street (SLS). Com organização da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), o evento reuniu cerca de 15 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios e consagrou os brasileiros Rayssa Leal e Felipe Gustavo como campeões da terceira etapa da temporada 2025.

A jovem maranhense Rayssa Leal, de 17 anos, foi o grande destaque da competição feminina. Tricampeã da SLS e duas vezes medalhista olímpica, ela deu um verdadeiro show diante do público brasiliense e ficou com o título ao somar 21.8 pontos na final. A vitória começou a ser desenhada logo na primeira manobra, quando Rayssa assumiu a liderança da prova e não deu chances às adversárias. Com apenas um erro nas quatro primeiras tentativas, ela abriu larga vantagem e ainda teve espaço para arriscar, alcançando notas 6.8, 7.0 e 8.0, o maior somatório da disputa.

 


Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SLS BR (@slsbrasil)

“Foi muito legal. Fico feliz por honrar minha família e esse apoio dos torcedores. Mais um campeonato em casa, mais um troféu. Superei meu medo nessa pista”, comemorou Rayssa após a conquista.

O pódio da disputa feminina foi 100% brasileiro, com Gabriela Mazetto (14.0) em segundo lugar e Duda Ribeiro (13.7) em terceiro. Com mais esse título, Rayssa Leal avança na busca por uma vaga no Super Crown,  a etapa final da temporada, que será realizada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Domínio em casa: Felipe Gustavo leva o masculino

No masculino, a festa foi completa para o Brasil. O brasiliense Felipe Gustavo, de 34 anos, brilhou em casa e ficou com o título da etapa ao alcançar 27.1 pontos. Dono de três manobras muito bem executadas, Felipe teve o desempenho mais sólido da decisão e comemorou duplamente: além do troféu, ele e a esposa Camila fizeram o chá revelação do primeiro filho logo após a competição.

Giovanni Vianna (27.0) e Gabryel Aguilar (24.8) completaram o pódio masculino, garantindo mais um resultado de destaque para o país.

Estreia do “Spot Takeover” no Brasil

A etapa de Brasília marcou também a estreia em solo brasileiro do formato “Spot Takeover”, modelo de competição adotado recentemente pela SLS. Diferente do tradicional, os skatistas não precisaram realizar voltas completas. Cada atleta teve sete chances para executar suas melhores manobras, com as três maiores notas sendo computadas no resultado final — a pontuação máxima possível era de 30.

Andrey Souza, gestor da AEESB, responsável pela realização do SLS

Além das vitórias brasileiras, o evento foi marcado pela ausência da medalhista olímpica Pamela Rosa, que estava escalada para a final feminina, mas ficou de fora por conta de uma lesão no ombro sofrida durante os treinos de sábado (12).

“Evento histórico, na capital federal. Sucesso desde o seu lançamento, 20 mil ingressos esgotados em 13 minutos na internet, demonstra o que significa hoje o skate no Brasil. Parabéns a Rayssa Leal e o Felipe Gustavo pelo título, juntamente com todos os colaboradores e parceiros desta grande festa do Esporte. Sucesso e repercussão nacional e internacional, em horário nobre na TV aberta, além dos demais canais transmitindo para o mundo. Próxima etapa Las Vegas – USA e, no final do ano, realizaremos a grande final mundial novamente no Brasil. Com o bordão ‘mais um pra conta’, fechamos mais uma semana de realizações em prol do esporte brasileiro”, comemorou o gestor da AEESB, Andrey Souza.

Resultados Finais – SLS Brasília 2025

Feminino:

🥇 Rayssa Leal (Brasil): 21.8
🥈 Gabriela Mazetto (Brasil): 14.0
🥉 Duda Ribeiro (Brasil): 13.7
4º Isabelly Ávila (Brasil): 12.7
5º Margielyn Didal (Filipinas): 9.6
6º Marina Gabriela (Brasil): 7.3

Masculino:

🥇 Felipe Gustavo (Brasil): 27.1
🥈 Giovanni Vianna (Brasil): 27.0
🥉 Gabryel Aguilar (Brasil): 24.8
4º Felipe Mota (Brasil): 17.9
5º Lucas Rabelo (Brasil): 17.0
6º Ivan Monteiro (Brasil): 16.8
7º Matheus Mendes (Brasil): 15.2
8º Luan Oliveira (Brasil): 8.2
9º Dominic Walker (EUA): 7.7

Com a organização da AEESB, o evento reforçou o protagonismo do Brasil no cenário internacional do skate e deixou um legado esportivo e cultural para a capital federal. A etapa de Brasília foi a primeira vez que o modelo foi aplicado no Brasil, reforçando o compromisso da entidade em trazer inovações e grandes experiências esportivas para o país.A próxima parada da SLS promete ainda mais emoção rumo ao Super Crown.

O SLS Brasília Takeover, apresentado pelo Banco do Brasil, conta com patrocínios de Stake, Monster Energy Drink, Dios Azúl Tequila, 10X Health, Tech Deck, Heineken
0.0; apoio de New Era e True Skate; e apoio institucional da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Governo Federal e realização AEESB. JCDecaux e Shopping Conjunto Nacional são os parceiros de mídia oficiais.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.