Os contribuintes do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda (IRPF) 2025 que não receberam os valores nessa sexta-feira (30) podem ter fornecido dados bancários incorretos à Receita Federal (RF).
O pagamento beneficia 6,3 milhões de brasileiros, o que totaliza R$ 11 bilhões em restituições do IRPF.
O encerramento do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda terminou ontem, às 23h59.
Erros comuns
O não recebimento das restituições pode ocorrer devido a erros nos dados bancários informados pelos indivíduos durante o preenchimento da declaração ou, ainda, falhas no processamento pelo banco.
O depósito é feito na conta indicada pelo contribuinte ou via Pix, quando esta opção foi selecionada e a chave é o CPF do titular.
Central de atendimento
De acordo com informações divulgadas pela RF, se a restituição foi liberada, mas não foi creditada, o contribuinte deverá entrar em contato com a central de atendimento do Banco do Brasil, através dos telefones:
- 4004-0001 (capitais),
- 0800-7290001 (demais localidades)
- 0800-7290088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Ou se preferir, o cidadão também poderá comparecer de forma presencial a uma agência da instituição bancária.
46,2 milhões declarações em 2025
Conforme a Receita, este ano a previsão é receber 46,2 milhões de declarações.
Até as 19h15 dessa última quinta-feira (29), 38,4 milhões de contribuintes já haviam declarado o IRPF.
Como solicitar restituições não resgatadas?
Para aqueles que não conseguiram resgatar as restituições, a primeira etapa é acessar o formulário “Pedido de Pagamento de Restituição (Peres)” no site da Receita Federal, e seguir esses cinco passos:
- Acesse a opção “Serviços”;
- Vá em “Restituições e Compensações”;
- Acesse “Consultar restituição” e, depois, em “Consultar restituição do imposto de renda”;
- Informe os dados solicitados em relação à declaração com restituição não resgatada.
- Alternativamente, o pedido pode ser realizado pelo “Meu Imposto de Renda” no Centro Virtual de
- Atendimento (e-CAC), na seção “Restituição” e “Solicitar Restituição não Resgatada na Rede
- Bancária”. O contribuinte tem até cinco anos para solicitar valores não recebidos.