Durante a sessão ordinária desta terça-feira (27), a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou sete projetos, entre Resoluções e Leis, que tratam da concessão de honrarias, criação de uma Frente Parlamentar e denominação de logradouros públicos.
O destaque da sessão foi o Projeto de Resolução nº 9 de 2025, de autoria do vereador Odair Ferreira (União), que institui a Medalha de Mérito Humberto Guimarães Souto. A nova honraria será concedida anualmente, no dia 13 de outubro — uma das datas comemorativas do aniversário da cidade —, a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao município, com reconhecimento pelo caráter e pela ética. “Esta comenda é muito pouco por aquilo que o prefeito representou, mas é o que temos de melhor para oferecê-lo”, destacou o parlamentar.
Outro projeto aprovado foi o nº 36 de 2025, de autoria do vereador Marlus do Independência (PSD), que concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4), em reconhecimento à atuação da entidade na defesa da profissão e na valorização dos profissionais.
A Câmara também aprovou o Projeto nº 31 de 2025, de autoria do vereador PC Landim (Avante), que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência e Desenvolvimento Social no Município de Montes Claros. O objetivo, segundo o autor, é ampliar o diálogo com gestores da assistência social, promovendo debates e sugerindo propostas que contribuam para o desenvolvimento local.
Além disso, foram concedidos dois títulos de Cidadão Benemérito: ao advogado Christoff Rafael Gomes Freitas, por meio do Projeto nº 34 de 2025, de autoria do vereador Igor Dias (PRD), e ao advogado Fellipe André Souza Freitas, através do Projeto nº 35 de 2025, também proposto pelo vereador PC Landim.
Entre as matérias que tratam de logradouros, foi aprovado o Projeto de Lei nº 79 de 2025, do vereador Eduardo Preto, que denomina Praça José Rodrigues Neves, localizada no bairro Maria Cândida. Já o Projeto de Lei nº 85 de 2025, de autoria do Executivo Municipal, concede autorização legislativa para denominação de outros espaços públicos.
As propostas foram aprovadas por unanimidade e seguem para promulgação.