O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta sexta-feira (23/5) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 voltará a ser aceito como forma de obter o certificado de conclusão do ensino médio. A medida beneficia candidatos com mais de 18 anos que não completaram os estudos na idade apropriada, permitindo que conquistem o diploma de acordo com o desempenho na prova.
Até 2016, o Enem já servia para essa finalidade, exigindo nota mínima de 450 pontos em cada área de conhecimento e pelo menos 500 pontos na redação. No entanto, essa função foi retirada em 2017, por decisão do então ministro Mendonça Filho, e substituída pelo Encceja — exame específico para certificação de jovens e adultos.
Com a retomada da certificação pelo Enem, os interessados devem se atentar ao calendário: as inscrições vão de 26 de maio a 6 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação — com 40 questões de português, cinco de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e 45 de ciências humanas. No segundo dia, serão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.