Mais de 5 mil famílias precisam atualizar CadÚnico para manter desconto da Copasa em cidades do Norte de Minas

Famílias de Montes Claros, Janaúba e Januária têm até o dia 30 de junho para atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e garantir a continuidade do desconto na conta de água oferecido pela Copasa por meio da Tarifa Social.
Foto: internet
Famílias de Montes Claros, Janaúba e Januária têm até o dia 30 de junho para atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e garantir a continuidade do desconto na conta de água oferecido pela Copasa por meio da Tarifa Social.
Ao todo, 5.157 famílias correm o risco de perder o benefício, que pode reduzir em até 50% o valor da fatura. Veja os números por cidade:
• Montes Claros: 3.878 famílias
• Janaúba: 778 famílias
• Januária: 501 famílias
A Tarifa Social já beneficia mais de 772 mil famílias em todo o estado de Minas Gerais. Para ter direito ao abatimento, é necessário que a renda mensal familiar seja de, no máximo, meio salário-mínimo por pessoa (R$ 706) e o imóvel seja utilizado exclusivamente para fins residenciais.
Quem pode se inscrever no CadÚnico?
O CadÚnico é voltado para famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo, além de atender comunidades tradicionais e grupos em situação de vulnerabilidade, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pessoas em situação de rua.
Como se inscrever ou atualizar o CadÚnico?
A atualização ou inscrição deve ser feita presencialmente, em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou outro ponto de atendimento do município. O serviço é gratuito.
Documentos necessários:
• CPF de todos os membros da família
• Documento com foto do responsável familiar
• Comprovante de residência
Etapas para obter o desconto na conta da Copasa:
1. Compareça ao CRAS da sua cidade para atualizar ou realizar o cadastro no CadÚnico;
2. Solicite o comprovante de cadastramento;
3. Entre em contato com a Copasa e apresente o documento, além do CPF e da conta do imóvel;
4. Aguarde a análise dos dados. Se tudo estiver correto, o desconto será aplicado na fatura seguinte.
Canais para solicitar o benefício junto à Copasa:
• Chat no site da Copasa
• Atendimento nas agências móveis
• WhatsApp: (31) 99770-7000 (segunda a sexta, das 8h às 18h)