Cineclube do Museu da Unimontes exibe faroeste “Por um Punhado de Dólares” com entrada gratuita

O CineMuseu & Cinema Comentado Cineclube tem como objetivo proporcionar ao público uma experiência cinematográfica que vá além da tela, estimulando o debate e o pensamento crítico sobre diferentes temas e linguagens do audiovisual.
Foto: Internet

Na próxima quarta-feira, 28 de maio, o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), ligado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), promove mais uma edição do projeto CineMuseu & Cinema Comentado Cineclube, com a exibição do clássico do faroeste Por um Punhado de Dólares (1964), dirigido por Sergio Leone. A sessão será realizada às 19h, na sede do museu, localizada na rua Coronel Celestino, número 75, no Corredor Cultural Padre Dudu, região central de Montes Claros.

A entrada é gratuita, e os interessados podem garantir presença realizando inscrição pelo link: even3.com.br/cinemuseu-575642. Após a exibição, haverá um momento de reflexão e análise mediado pelo professor Elpídio Rocha, idealizador do Cinema Comentado Cineclube e responsável pela condução dos debates do projeto.

Sobre o longa


Por um Punhado de Dólares marca o início da famosa “Trilogia dos Dólares” e se tornou referência no gênero western spaghetti. A trama acompanha um pistoleiro misterioso, interpretado por Clint Eastwood, que chega a uma cidade fronteiriça dominada por duas famílias rivais — os Baxters e os Rojos. Ao perceber a rivalidade, ele decide trabalhar para ambos os lados, manipulando a situação a seu favor. Com estética marcante e trilha sonora inesquecível de Ennio Morricone, o filme redefiniu o gênero nos anos 60.

A proposta do CineMuseu

O CineMuseu & Cinema Comentado Cineclube tem como objetivo proporcionar ao público uma experiência cinematográfica que vá além da tela, estimulando o debate e o pensamento crítico sobre diferentes temas e linguagens do audiovisual. O projeto é realizado mensalmente, sempre na última quarta-feira, com filmes seguidos por conversas mediadas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o MRNM e o professor Elpídio Rocha, que atua como curador, palestrante e debatedor nas sessões.