O Dia das Mães será comemorado, neste domingo (11), e é uma das datas mais celebradas pelo comércio em todo país. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado, o e-commerce apresentou um aumento de 2,3% nas vendas, em 2024, demostrando um crescimento mais moderado do que as vendas presenciais.

Por isso, os consumidores devem estar atentos nas compras do Dia das Mães, para evitar que o presente se torne uma dor de cabeça, como orienta o diretor do Procon em Montes Claros, Alexandre Braga.
“Nesta data, o Procon orienta consumidores e fornecedores a se atentarem às informações sobre a possibilidade de troca dos presentes, uma vez que é muito comum a necessidade de substituição do produto inicialmente adquirido em razão de diferenças de tamanho ou até mesmo pelo gosto da pessoa presenteada”, ressaltou.
Neste período, o volume de vendas torna-se um atrativo considerável. “Para garantir que as mamães fiquem satisfeitas com os presentes, é fundamental que os fornecedores informem prazos, condições e requisitos para futuras trocas. Além disso, é necessário se atentar no ambiente virtual para possíveis golpes”, disse Alexandre.
Apelo emocional e comercial

Os golpistas, segundo o diretor do Procon, têm explorado os momentos em que as pessoas estão mais vulneráveis, com a data especial dotada de toda a sua carga emocional. Assim, eles criam sites falsos ou clonam páginas de lojas conhecidas, ofertando descontos para atrair consumidores.
“Nas datas de maior apelo comercial, cresce também a ação de criminosos, que procuram explorar a presença dos consumidores no mercado para praticar ilícitos. Para tanto, é fundamental seguir dicas de segurança, como não clicar em links de terceiros, desconfiar de preços muito abaixo da média de mercado e conferir os links dos sites, para evitar golpes”, destacou.
Para evitar esse tipo de situação, é fundamental verificar as informações e, caso o consumidor tenha caído na ação criminosa, deve notificar o órgão.
“Caso o consumidor suspeite ter sido vítima de um golpe, poderá buscar a orientação do Procon, que verificará a possibilidade de solução perante os fornecedores. Nos casos em que de fato a ação foi realizada por criminosos, fará os devidos encaminhamentos para a polícia”, concluiu.
O Procon de Montes Claros está localizado na Rua Justino Câmara, 93 – Centro. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (38) 2211-3360.