Oportunidade: Unimontes abre inscrições para Seminário Audiovisual

Voltado para produtores, diretores, gestores, coletivos e demais profissionais ligados à governança, formação e mercado do audiovisual, o evento é gratuito e tem vagas limitadas.
Continua após a publicidade

Estão abertas até o dia 20 de maio, as inscrições para o Seminário Audiovisual Unimontes. Voltado para produtores, diretores, gestores, coletivos e demais profissionais ligados à governança, formação e mercado do audiovisual, o evento é gratuito e tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://sigex.unimontes.br/acao/4164.

A organização do seminário é do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), projeto da Pró-Reitoria de Extensão (PrEx) da Universidade Estadual de Montes Claros. A programação terá início às 10h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Prédio 6 do campus-sede, com atividades de exposição e debates ao longo do dia, durante os turnos da manhã e tarde.

O evento conta com o apoio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Montes Claros (Secult-Moc), da Prefeitura de Montes Claros, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), do curso de Cinema e Audiovisual da Unimontes e do Sebrae-MG.

Continua após a publicidade

Rede de parcerias fortalece o evento

O professor Élcio Lucas, idealizador e coordenador do Seminário, destaca que a iniciativa é resultado das ações do CCRAV/Unimontes, que, desde 2023, tem articulado instituições e agentes parceiros com o objetivo de entender o funcionamento da governança, da formação e do mercado audiovisual no Norte de Minas. Um dos frutos dessa articulação foi o acordo de cooperação com a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Estado de Comunicação, assinado no campus-sede em setembro de 2024 pelo reitor Wagner de Paulo Santiago e pelo presidente da EMC, Gustavo Mendicino.

Além disso, há outras colaborações em andamento, como com a Secult-Moc e o Sebrae-MG,  este último responsável pela realização da Max Minas Audiovisual, considerado um dos mais importantes eventos do setor no país. O professor também destaca a participação da Unimontes, desde outubro de 2024, no Grupo de Trabalho (GT) Audiovisual da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que reúne diferentes entidades e produtoras independentes de Minas Gerais para discutir políticas públicas e fortalecer o setor.

Homenagens e debates compõem a programação

Entre os destaques da programação estão a homenagem ao produtor e diretor Deniston Diamantino, pelo conjunto da sua obra dedicada ao Rio São Francisco, e a palestra do presidente da EMC, Gustavo Mendicino. Haverá também uma mesa temática sobre “Política Pública Estadual”, com foco na film commission, com participação de André Gonzaga (assessor-chefe audiovisual da Secult-MG) e Natalie Oliffson (subsecretária municipal de turismo da Secult-Moc). Já a mesa “Audiovisual é o meu negócio” será mediada por Walmath Magalhães (analista do Sebrae) e reunirá diferentes agentes do setor da região para um panorama sobre os desafios e oportunidades do audiovisual local.

Para Élcio Lucas, a realização do seminário representa uma oportunidade de consolidar um grupo de trabalho que continue refletindo sobre os caminhos do audiovisual no Norte de Minas. “A ideia é que, após o evento, as experiências e debates resultem em ações concretas para fortalecer a capacitação profissional e o desenvolvimento econômico do setor, contribuindo para a consolidação de um Polo Audiovisual regional”, afirma.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de passagens por Tv assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.