O voleibol tem ganhado ainda mais popularidade no Brasil na última década, com pesquisas recentes que revelam a marca de quase 100 milhões de brasileiros apaixonados pelas partidas de vôlei. Conhecido como o país do futebol, o número é visto como significativo.
E a busca por ingressar nesse desporto é notada aqui no Norte de Minas. Os meninos que entraram nas Escolinhas de Vôlei, no programa de iniciação esportiva da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), aprenderam, de forma gratuita, sobre o esporte que mais cresce no Brasil.
Em uma pesquisa da Sponsorlink, do Instituto Ibope Repucom, revelou em 2022 que 87% da população brasileira com mais de 18 anos têm interesse pela modalidade. Em Montes Claros não é diferente, e a procura é significativa na entidade.
Mais do que apenas uma escola, os técnicos do programa tiveram a preocupação de promover, entre crianças e jovens, a importância da disciplina, perseverança e o respeito.
O projeto teve início em abril de 2024, beneficiando alunos (as), de 10 e 15 anos. Foram 120 assistidos, divididos em dois núcleos da iniciativa, executada a partir da emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual, Alencar da Silveira Jr. (PDT), via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) e tem o apoio da Prefeitura de Montes Claros.
As aulas foram ministradas no Poliesportivo Tancredo Neves (Monte Carmelo), e no Ginásio da Escola Técnica (Bairro Alto São João).
As atividades nas Escolinhas de Voleibol foram importantes para as ações técnico-táticas, fomentar a prática esportiva sistematizada, com o intuito de aperfeiçoar as competências esporti