Vapor Benjamim Guimarães passa por reforma e será reinaugurado em 1° de junho no Norte de Minas

A obra para reformar a embarcação custará aproximadamente R$ 5,8 milhões, e está sendo realizada através do Ministério de Minas e Energia, pela Eletrobrás.
Foto: Rhomário Magalhães/Arquivo Pessoal
Foto: Rhomário Magalhães/Arquivo Pessoal

De acordo com informações da Prefeitura Municipal de Pirapora e da Empresa Municipal de Turismo (Emutur), o vapor centenário Benjamim Guimarães será reinaugurado no dia 1° de junho.

O vapor é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), desde 1985. A embarcação é considerada uma das principais atrações turísticas e culturais da cidade. A embarcação passa por um processo de reforma, feito pela Indústria Naval Catarinense.

A obra para reformar o Benjamim Guimarães custará aproximadamente R$ 5,8 milhões, e está sendo realizada através do Ministério de Minas e Energia, pela Eletrobrás.


Conforme a Emutur explicou, nesta quinta-feira (25), a instalação da nova caldeira do barco já foi feita. A nova ferramenta atinge 12 km/h vapor, no qual tem capacidade para até 140 ocupantes.

O Benjamim Guimarães tem 43,85 metros de comprimento, 7,96 de largura e peso descarregado de 243 toneladas. O vapor estava parado desde 2020 e voltará a navegar pelas águas do Rio São Francisco neste ano.

Vapor Benjamim Guimarães é centenário - Foto: IEPHA-MG / Diulgação
Vapor Benjamim Guimarães é centenário – Foto: IEPHA-MG / Diulgação
Sarah Thomé
Sarah Thomé é jornalista, formada pelo Centro Universitário Funorte, com passagens por veículos de comunicação, sendo portais e TV. Comprometida com a notícia, veracidade dos fatos e ética jornalística, atualmente, faz parte do time do Portal Webterra. Natural de Belo Horizonte-MG, é apaixonada por livros, escrita e animais.