Bombeiros orientam família por telefone e bebê de 2 meses é salvo de engasgo em Montes Claros

As instruções foram seguidas pelo pai do lactente, que executou corretamente os procedimentos
Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação

Na noite desta terça-feira (22), uma ligação ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais fez toda a diferença para uma família em Montes Claros. Um bebê de apenas 2 meses, que apresentava obstrução das vias aéreas devido a refluxo alimentar, foi salvo após a rápida orientação de uma militar da corporação.

Do outro lado da linha, a bombeira seguiu os protocolos de atendimento e, com precisão, explicou à mãe como realizar as manobras de desobstrução. As instruções foram seguidas pelo pai do lactente, que executou corretamente os procedimentos. Logo em seguida, o choro do bebê confirmou o sucesso da ação.

Enquanto a orientação era passada por telefone, uma equipe já havia sido acionada e se deslocava para o local da ocorrência. Ao chegarem, os militares encontraram a criança consciente e estável. Ela foi encaminhada para avaliação médica.


Casos de engasgo exigem resposta imediata. A falta de oxigenação nas células, mesmo por poucos minutos, pode causar danos irreversíveis aos órgãos vitais. Por isso, acionar rapidamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193 pode ser decisivo para preservar a vida.