A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu na manhã desta sexta-feira (18/4) em Montes Claros, região Norte do estado, uma mulher, de 25 anos, suspeita de participar de uma quadrilha especializada em furtos a lojas de shopping centers. A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado expedido pela Justiça de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará.
Investigação no Ceará
De acordo com as investigações conduzidas pela Polícia Civil cearense, o grupo criminoso utilizava dispositivos eletrônicos para clonar sinais de controles remotos de portas automáticas, facilitando o acesso a estabelecimentos comerciais em horários de pouco movimento.
O crime que motivou o mandado ocorreu em Juazeiro do Norte, no dia 29 de outubro de 2023. Na ocasião, a suspeita e outros integrantes da quadrilha realizaram um reconhecimento prévio do shopping e captaram os sinais eletrônicos das portas de diversas lojas. Com essas informações, o grupo retornou ao local próximo ao horário de fechamento para cometer os furtos. A mulher teria utilizado o dispositivo para liberar o acesso às lojas, permitindo a entrada dos comparsas, que subtraíram celulares, dinheiro e outros bens de alto valor.
Possível atuação em Montes Claros
A Polícia Civil de Montes Claros também investiga a possível atuação da mesma quadrilha em crimes semelhantes registrados na cidade. “Há indícios de que o grupo tenha agido em nossa região, e esses casos estão sob investigação”, destacou o delegado Diego Flávio Carvalho, responsável pela operação.
Segundo ele, a equipe já havia tentado capturar a suspeita anteriormente, sem sucesso. “Desta vez, nossas equipes conseguiram localiza-la e efetuar a prisão com sucesso”, afirmou.
Após a prisão, a mulher foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Equipe
A ação foi realizada pela Agência de Inteligência do 11 Departamento e o Grupo de Apoio da Delegacia Regional em Montes Claros.