Dom Geraldo morre aos 62 anos após pouco mais de dois meses à frente da Diocese de Januária

Dom Geraldo estava internado em Belo Horizonte, onde tratava um câncer nos rins diagnosticado recentemente

Faleceu na noite deste domingo (13), Domingo de Ramos, o bispo da Diocese de Januária, Dom Geraldo de Souza Rodrigues, aos 62 anos. A informação foi confirmada pela Província Eclesiástica de Montes Claros, que emitiu uma nota de pesar na manhã desta segunda-feira (14).

Dom Geraldo estava internado em Belo Horizonte, onde tratava um câncer nos rins diagnosticado recentemente. O falecimento ocorreu após um ano e dois meses à frente da diocese norte-mineira, que passou a conduzir oficialmente em fevereiro de 2023. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento.

Natural de Porto Firme (MG), na Zona da Mata, Dom Geraldo nasceu em 24 de outubro de 1963 e foi ordenado sacerdote pela Arquidiocese de Mariana, onde construiu grande parte de sua trajetória pastoral. Ao longo dos anos, atuou como pároco em diversas cidades mineiras e exerceu funções de destaque, como coordenador arquidiocesano de Catequese, vigário episcopal e membro do Colégio dos Consultores.

Nomeado bispo pelo Papa Francisco em outubro de 2022, foi ordenado em janeiro de 2023 e iniciou sua missão em Januária com entusiasmo diante dos desafios pastorais do Norte de Minas. Seu lema episcopal, “Tui sunt, et eos mihi dedisti” (São teus e os destes a mim – Jo 17,6), refletia seu compromisso com o cuidado e a missão na Igreja.

Em nota, Dom José Carlos, arcebispo de Montes Claros, destacou que o pastoreio de Dom Geraldo “trouxe muitas esperanças e sonhos” à Diocese de Januária e que, agora, “ele poderá interceder e fazer ainda mais pelo bem e pelo progresso pastoral e espiritual” da Igreja que deixa.

A prefeitura de Januária também lamentou publicamente a morte do religioso.

O Portal Webterra expressa seus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e fiéis que acompanharam sua caminhada.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de passagens por Tv assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.