Uma operação da polícia municipal de Madri, na Espanha, interditou um restaurante chinês após uma inspeção no estabelecimento revelar condições de higiene precárias e práticas ilegais. A polícia expôs que o estabelecimento servia aos clientes pombos assados como se fossem patos, além de diversas outras irregularidades que colocavam em risco a saúde pública.
Também foram encontradas carnes estragadas penduradas em varais, a cozinha infestada de baratas, e ratoeiras espalhadas pelo chão. Os fiscais ainda se depararam com oito freezers defeituosos e enferrujados, repletos de produtos sem identificação ou data de validade.
Segundo a agência EFE, o depósito de lixo estava lotado e foi encontrado um recipiente plástico com mais de 100 litros de gordura acumulada, sem tampa e nem sistema de descarte. Essa situação coloca em risco a vida de consumidores e trabalhadores.
Entre as irregularidades estavam ainda a ausência de termômetros para monitorar a temperatura dos alimentos armazenados, utensílios de cozinha em condições precárias e presença de itens proibidos, como pepinos-do-mar, protegidos por leis ambientais da União Europeia.
O proprietário do estabelecimento e, cuja identidade não foi divulgada, está sob investigação do Ministério Público de Madri por suspeita de crimes contra a saúde pública. As autoridades obtiveram um vídeo que documenta as condições precárias do local, evidenciando a gravidade das infrações.
Com informações : Terra