Adolescente vai responder por ato infracional após cyberbullying contra diretora e vice da rede pública de Taiobeiras

As investigações constataram que, por vários meses, perfis falsos de uma rede social publicaram fotos das servidoras públicas de forma indevida, acompanhadas de ofensas e conteúdos depreciativos contra elas
Foto: PCMG/Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu, nesta sexta-feira (11), a investigação que apurava crimes de difamação e injúria praticados contra uma diretora e uma vice-diretora da rede pública estadual, em Taiobeiras, no Norte do Estado.

As investigações constataram que, por vários meses, perfis falsos de uma rede social publicaram fotos das servidoras públicas de forma indevida, acompanhadas de ofensas e conteúdos depreciativos contra elas.

Após diligências e com a cooperação de plataformas digitais, a PCMG identificou que o responsável pelos perfis que praticavam as ofensas era um adolescente, ex-aluno da instituição. O menor de idade confessou a autoria das postagens.

A delegada Mayra Coutinho, responsável pelo caso, explicou que após a identificação ser feita foram tomadas medidas legais e um procedimento foi adotado, para que o jovem responda por ato infracional.

“Foi instaurado um procedimento específico em relação à conduta do adolescente, que responderá por ato infracional análogo ao crime de difamação. Além disso, orientamos os pais sobre medidas de prevenção e conscientização”, afirmou.

A delegada também informou que serão feitas, pela PCMG, ações educativas com os funcionários da instituição para reforçar a prevenção ao cyberbullying e à violência digital, visto que o local já possui histórico de reincidência relatado pelas vítimas.

A Polícia Civil destaca o papel dos responsáveis legais, que devem supervisionar os menores de idade durante acesso às mídias digitais.

As contas das redes usadas para publicar ofensas foram excluídas e o procedimento instaurado foi encaminhado ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para seguir medidas socioeducativas cabíveis.

Sarah Thomé
Sarah Thomé é jornalista, formada pelo Centro Universitário Funorte, com passagens por veículos de comunicação, sendo portais e TV. Comprometida com a notícia, veracidade dos fatos e ética jornalística, atualmente, faz parte do time do Portal Webterra. Natural de Belo Horizonte-MG, é apaixonada por livros, escrita e animais.