Aeroporto de Montes Claros deve triplicar de tamanho com obras previstas até 2026, diz governo

As melhorias foram tema de uma reunião realizada nesta segunda-feira (7), em São Paulo, entre o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e representantes da Aena, empresa responsável pela administração de três aeroportos no estado

O Aeroporto Mário Ribeiro, em Montes Claros, está entre os terminais mineiros que deverão passar por obras de modernização e ampliação até 2026. As melhorias foram tema de uma reunião realizada nesta segunda-feira (7), em São Paulo, entre o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e representantes da Aena, empresa responsável pela administração de três aeroportos no estado: Montes Claros, Uberaba e Uberlândia.

Durante o encontro, realizado no Aeroporto de Congonhas, o governador recebeu detalhes do plano de investimentos da concessionária, que prevê o aporte de mais de R$ 600 milhões nos três terminais. Em Montes Claros, o aeroporto deverá triplicar de tamanho e receber um novo pátio de aeronaves, além de melhorias estruturais voltadas à segurança, ao conforto dos passageiros e à eficiência dos serviços.

Segundo o governo, as principais intervenções devem começar nas próximas semanas, com conclusão prevista até 2026. Em Uberaba, por exemplo, a área de passageiros mais que dobrará, enquanto Uberlândia terá um novo acesso ao terminal.


Zema esteve acompanhado da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, e do diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga. Ele afirmou que o Estado está empenhado em colaborar para que os prazos das obras sejam cumpridos. “No que depender do Governo do Estado, estaremos agilizando ao máximo para que as obras não sofram nenhum tipo de atraso”, declarou.

A reunião também contou com a participação de executivos da Aena, incluindo o diretor-presidente Fernando Santiago Ys, o diretor-executivo Kleber Meira e o diretor de obras Marcel Moreno. O grupo apresentou ao governo mineiro a experiência da empresa em obras semelhantes no Brasil e em outros países.

A Aena assumiu a gestão dos três aeroportos mineiros em 2022, após vencer a 7ª rodada de concessões promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além de Minas Gerais, a empresa opera em estados como São Paulo, Pará e Mato Grosso do Sul, e administra, ainda, terminais em países como Espanha, México, Colômbia e Reino Unido.

A articulação dos investimentos em Minas conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Invest Minas, que têm atuado junto às prefeituras, ao Corpo de Bombeiros Militar, à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e à Secretaria de Fazenda (SEF-MG).

Antes do encontro com a Aena, o governador também se reuniu com o ex-presidente Michel Temer. O teor da conversa não foi divulgado, mas segundo o governo, tratou-se de uma troca de ideias sobre projetos e ações para o estado.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de passagens por Tv assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.