Um rapaz, de 20 anos, foi preso suspeito de comercializar drogas em Montes Claros, na noite dessa sexta-feira (4). De acordo com a Polícia Militar, o criminoso foi identificado como integrante de uma facção criminosa.
Denúncia
Segundo informações da PM, a equipe de choque recebeu denúncias de que um jovem estaria traficando drogas em uma área próxima à uma escola estadual do bairro Regina Peres. O relato ainda dizia que no local, haveria uma intensa movimentação. O suspeito recolhia o dinheiro dos usuários, buscava os entorpecentes em um terreno vago e entregava as substâncias ilícitas aos clientes.
Os policias militares rapidamente montaram uma operação e fizeram um cerco ao local indicado. Em uma área de vegetação, a PM encontrou escondidos entre arbustos, papelotes de cocaína e pedras de crack, além de várias embalagens plásticas.
Cão farejador
Com a suspeita de ter mais entorpecentes escondidos, uma equipe especializada e um cão farejador foram solicitados para fazer buscas no matagal.
Durante as diligências, o cão farejador indicou a presença de substâncias ilícitas em um saco de lixo, que foi aberto pela PM, onde foi encontrado vários tipos de drogas.
Diante dos fatos, a equipe posicionou-se estrategicamente e aguardou a aproximação do autor. Após duas horas de espera, os militares identificaram que um suspeito com as mesmas características fornecidas se aproximava do esconderijo.
Perseguição
Quando percebeu a presença da polícia, o criminoso tentou fugir e correu em direção ao córrego das melancias, sendo perseguido pela PM. Durante a perseguição, o jovem caiu, conseguiu levantar e continuou em fuga, mas logo foi alcançado e contido pelos militares.
A polícia fez a abordagem ao suspeito e nesse momento ele danificou o celular dele para evitar a apreensão de provas. Durante a revista pessoal, os policiais apreenderam drogas e dinheiro.
Drogas apreendidas
Durante a ocorrência, foram apreendidos uma pedra bruta de crack, uma barra de maconha, uma porção de haxixe, um tablete prensado de maconha, um colete balístico, uma porção grande de maconha, 16 porções de maconha, 55 buchas de cocaína, 74 pedras de crack, 232 buchas de maconha, um celular e R$ 54.
Facção criminosa
O jovem de 20 anos foi preso em flagrante e conduzido à delegacia junto ao material apreendido. No local, ele confessou ser membro de uma facção criminosa e que tinha a função de disciplinar a área onde vendia o material ilícito.
As investigações apontaram que as pichações nas proximidades da escola e do bairro Regina Peres são relacionadas à facção criminosa citada.
Durante levantamentos no sistema, também foi confirmado que o autor já possuía registros policiais pelo mesmo crime. O jovem segue preso à disposição da Justiça.
O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.