Minas lança programa para distribuição de leite a crianças em situação de vulnerabilidade

Nesta primeira etapa, a iniciativa vai beneficiar cerca de 15 mil famílias em 55 municípios das regiões do Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha, Norte, Noroeste, Central e Vale do Mucuri

Foi lançado nesta quinta-feira (3/4), o programa Leite para a Primeira Infância, uma iniciativa do Governo de Minas que visa garantir alimentação complementar a crianças de 2 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social. O projeto é executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

A ação prevê a distribuição gratuita de três litros de leite por semana a famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), prioritariamente aquelas chefiadas por mães solo. Nesta primeira etapa, a iniciativa vai beneficiar cerca de 15 mil famílias em 55 municípios das regiões do Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha, Norte, Noroeste, Central e Vale do Mucuri.

A distribuição do leite será coordenada pelo Idene e os produtos serão adquiridos diretamente de pequenos produtores rurais locais, contribuindo também para o fortalecimento da agricultura familiar e da economia regional.

De acordo com o Governo do Estado, o investimento inicial é de R$ 10 milhões. Além de atuar no combate à insegurança alimentar infantil, o programa busca estimular o desenvolvimento saudável das crianças, especialmente em regiões que ainda não são atendidas por ações federais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite).

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou do lançamento e destacou que a proposta atende famílias em regiões de menor desenvolvimento socioeconômico do estado. A secretária de Desenvolvimento Social, Alê Portela, também reforçou que o foco da ação está na primeira infância, etapa essencial para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.

O diretor-geral do Idene, Henrique Carvalho, ressaltou a importância da nutrição nessa faixa etária, destacando que a alimentação adequada contribui para o aprendizado e para oportunidades futuras das crianças.

Além de representantes do Governo Estadual, o evento contou com a presença da primeira-dama de Minas Gerais e presidente do Servas, Christiana Renault, do prefeito de Teófilo Otoni, Fabinho Marinho, parlamentares e gestores municipais.

O programa faz parte do Minas de Oportunidades, conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento social. A expectativa é que, com a ampliação da iniciativa, até 108 municípios sejam contemplados nas próximas fases.

Neste primeiro momento, serão atendidos municípios das regiões do Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha, Norte, Noroeste, Central e Vale do Mucuri, especialmente aqueles que ainda não são contemplados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite), Governo Federal. A expectativa é ampliar o programa para outras regiões do estado. A implementação em 55 municípios vai beneficiar cerca de 15 mil famílias com a distribuição gratuita de 3 litros de leite para cada família, por semana.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de passagens por Tv assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.