A Vigilância Sanitária apreendeu mais de 70 kg de carnes enquanto realizava uma fiscalização em açougues de Pirapora, no Norte de Minas. Segundo o órgão, o recolhimento foi feito após saqueadores sacrificarem 70 bois depois de um acidente ocasionar o tombamento de uma carreta na BR-365, na última terça-feira (25/03).
De acordo com a Vigilância Sanitária, a fiscalização faz parte de ações para evitar que a carne dos animais que foram mortos por populares seja vendida em açougues da cidade.
Durante a ação, foram apreendidas mais de 70 kg carnes que não tinham procedência comprovada. Porém, as autoridades informaram que ainda não é possível saber se o material recolhido veio do caminhão que se acidentou.
Além de Pirapora, visitas em estabelecimentos de outros municípios que vendem carnes também estão sendo feitas. A cidade de Várzea da Palma está sob fiscalização da Vigilância Sanitária. Na ação, os agentes informam e explicam aos comerciantes sobre o perigo em comercializar carnes sem procedência, pois podem causar danos à saúde dos clientes.
Confira o que deve ser observado ao comprar carne: data de validade, procedência, sabor, cor, odor, características do embrulho, observar se a embalagem não está aberta, suja, rasgada, ou ainda, pegajosa, e denunciar na Vigilância Sanitária caso desconfie de alguma irregularidade.
O órgão segue fiscalizando as cidades citadas acima.