SUS passa a oferecer tratamento gratuito para doença rara em crianças; remédio custa R$ 7 milhões

Foto: Divulgação/Redes Sociais
Foto: Divulgação/Redes Sociais

O Sistema Único de Saúde (SUS) anunciou que passará a realizar um tratamento inovador e gratuito, em crianças com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1, doença rara que afeta os movimentos do corpo e a respiração.

A terapia genética com o medicamento Zolgensma, na rede particupar, custa em média R$ 7 milhões.

Segundo informou o Ministério da Saúde, com a incorporação do Zolgensma, o SUS passará a oferecer para AME tipo 1 todas as terapias modificadoras da doença.

A terapia é indicada para pacientes de até 6 meses de idade que não estejam com a ventilação mecânica invasiva acima de 16 horas por dia.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que entre os 2,8 milhões de bebês nascidos vivos no Brasil, em 2023, aproximadamente 287 foram diagnosticadas coma a AME tipo 1.

Foto: Divulgação/Redes Sociais
Foto: Divulgação/Redes Sociais

 

Sarah Thomé
Sarah Thomé é jornalista, formada pelo Centro Universitário Funorte, com passagens por veículos de comunicação, sendo portais e TV. Comprometida com a notícia, veracidade dos fatos e ética jornalística, atualmente, faz parte do time do Portal Webterra. Natural de Belo Horizonte-MG, é apaixonada por livros, escrita e animais.