A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26), a operação Nexus, em Montes Claros, no Norte de Minas. A ação é resultado de uma investigação sobre um grupo suspeito de extorquir vítimas mediante ameaça de divulgação de imagens íntimas.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e determinado o bloqueio de valores em contas bancárias dos investigados. As ordens judiciais foram executadas nos bairros Cidade Nova e Monte Carmelo, nas residências de três suspeitos: uma mulher, de 21 anos, e dois homens, de 25 e 27 anos. Celulares e dispositivos eletrônicos foram apreendidos para análise.
Modus operandi
Segundo a polícia, a extorsão teve início após um encontro sexual entre a vítima e um dos investigados. A partir daí, mensagens foram enviadas exigindo dinheiro sob a ameaça de divulgação de vídeos e imagens íntimas.
As investigações seguem em andamento para identificar outras possíveis vítimas do grupo.
Força-tarefa
A operação Nexus foi conduzida pela Delegacia de Investigações Especiais (Die) e contou com o apoio das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Delegacias Distritais, além das delegacias de Homicídios, da Mulher (DEAM) e do Grupo de Apoio.