‘Atlas Hidrográfico’: Prefeitura lança projeto para preservar rios e nascentes, em Montes Claros

Foto: André Senna/GPCA/ASCOM/Divulgação
Foto: André Senna/GPCA/ASCOM/Divulgação

A Prefeitura Municipal lançou, nessa última semana, o projeto “Atlas Hidrográfico”, com o objetivo de promover a preservação dos recursos hídricos de Montes Claros, no Norte de Minas.

O lançamento foi através da Secretaria de Ambiente, Bem-estar Animal e Sustentabilidade, acompanhada pela Campanha “Pelas Águas do Vieiras: conhecer para preservar!”.

Conscientização

O secretário de Ambiente, Fabiano Oliveira, disse que a educação ambiental é uma das principais formas para a mudança da sociedade.

“É fundamental não poluirmos nossos mananciais e cuidarmos do meio ambiente como um todo. Ainda é tempo de preservar a natureza e garantir um futuro melhor para as próximas gerações”, afirmou Oliveira.

A iniciativa é em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes/Fadenor, uma empresa patrocinadora, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a Subsecretaria de Turismo, IGAM e Polícia Militar de Meio Ambiente.

Preservação ambiental

Também esteve presente o professor do curso de Geociências da Unimontes, Marcos Esdras. Ele comentou sobre a relevância do “Atlas Hidrográfico” de Montes Claros como ferramenta de estudo e preservação. “Estamos comprometidos com o aprimoramento contínuo do conhecimento e da conservação da natureza”, garantiu Esdras.

Foto: André Senna/GPCA/ASCOM/Divulgação
Foto: André Senna/GPCA/ASCOM/Divulgação

Natureza protegida

A Campanha “Pelas Águas do Vieiras: conhecer para preservar!” conscientiza a população montesclarense, mostrando como é importante a preservação ambiental das nascentes e rios do município e do Norte de Minas.

Durante a programação, foram realizadas duas trilhas ecológicas com foco nas nascentes do Rio Vieiras, proporcionando aos participantes o conhecimento do ambiente natural da região.

Já a gerente de Preservação e Conservação Ambiental da secretaria, Mônica Durães, que é uma das idealizadoras do projeto, destacou a importância de recuperar e cuidar de mananciais.

“Quanto mais conhecimento e integração entre diferentes áreas, melhores os resultados para a população e para o meio ambiente”, enfatizou.

Foto: André Senna/GPCA/ASCOM/Divulgação
Foto: André Senna/GPCA/ASCOM/Divulgação
Sarah Thomé
Sarah Thomé é jornalista, formada pelo Centro Universitário Funorte, com passagens por veículos de comunicação, sendo portais e TV. Comprometida com a notícia, veracidade dos fatos e ética jornalística, atualmente, faz parte do time do Portal Webterra. Natural de Belo Horizonte-MG, é apaixonada por livros, escrita e animais.