Como diminuir o desconforto de treinar no calor

Com o clima mais quente do verão, vem o desafio de treinar no calor. A percepção de cansaço costuma ser maior e o suor excessivo pode dar a sensação ao atleta de que ele vai derreter durante a prática esportiva nos dias de verão.

Mas, calma, é possível manter a disciplina e continuar fazendo exercícios até nos dias mais quentes. Anote algumas dicas simples para reduzir o desconforto e manter seus treinos mesmo no alto verão:

Hidrate-se

Com as altas temperaturas, o corpo costuma perder mais água, por isso é essencial reforçar a hidratação. Tenha sempre em mãos uma garrafinha de água. Uma maneira de saber aproximadamente quanta água você está perdendo é se pesar antes e depois de fazer o exercício. A diferença em quilos equivale ao tanto de água em litros que você precisa repor, ou seja, se você eliminou um quilo, deve tomar ao menos um litro de água a mais. Para quem vai fazer mais de uma hora de atividade física, além da água, o indicado é consumir também bebidas esportivas que repõem os eletrólitos, minerais que carregam carga elétrica e são essenciais na regulação de funções essenciais do corpo humano, como hidratação e contração muscular.

Escolha horários mais frescos

Adapte sua rotina para poder treinar logo no início da manhã ou à noite para evitar os momentos mais quentes do dia. O sol entre 10h e 16h costuma ser o mais forte, mas nos dias muito quentes, dependendo da região do país, depois que o sol nasce já é um desafio grande treinar ao ar livre. Outra opção é escolher uma atividade que possa ser feita em local fechado, com climatização. Trocar a corrida na rua pelo trote na esteira pode ser uma maneira de conseguir não pular o treino.

Use roupas leves

Escolha bem seus acessórios em dias quentes. Roupas de tecidos mais leves e com cores claras são mais confortáveis para quem vai ficar exposto ao sol. Os tecidos sintéticos, como poliamida, que facilitam a eliminação do suor, também ajudam bastante no conforto durante a prática da atividade física. Não esqueça do boné ou viseira, óculos de sol e protetor solar. Se sentir confortável, você pode até optar por uma camiseta de manga comprida com proteção contra raios UV para proteger bem os braços.

Ouça os sinais do corpo

No calor, ainda mais do que em outras condições climáticas, é essencial estar atento aos sinais do corpo. É normal transpirar muito e sentir mais cansaço com o clima quente, mas tome cuidado para não ultrapassar o seu limite. Se estiver muito difícil, diminua o ritmo ou faça uma pausa maior. Atenção: se você sentir tontura ou enjoo é hora de parar imediatamente. Com altas temperaturas, a desidratação pode acontecer mais rapidamente e para se recuperar depois você perderá muito mais treinos. Dor de cabeça e taquicardia podem ser indicativos de que a desidratação está no nível médio. Fique de olho.

Alimente-se bem

Com o clima quente, alimentar-se bem quer dizer priorizar alimentos leves e com bastante água em sua composição. Aproveite as altas temperaturas para abusar de frutas, verduras e legumes que podem ser consumidos gelados e ajudam a refrescar. Alimentos com muito açúcar, como refrigerantes e sucos industrializados, assim como as bebidas alcoólicas, devem ser evitados porque facilitam a desidratação.