Transferência digital de veículos já está disponível em Montes Claros; veja como fazer

A digitalização de serviços trânsito em Minas Gerais está avançado, e a transferência digital de veículos implementada pelo Governo de Minas no final de novembro já está em vigor em todos municípios mineiros.

Em Montes Claros, no Norte do estado, cerca de 400 cidadãos já realizaram a mudança de propriedade de veículos de totalmente pela internet.

A novidade idealizada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), já foi utilizada em mais de 16 mil veículos em Minas Gerais.

Antes, a transferência de veículos exigia deslocamento a cartórios e a uma Unidade de Atendimento Integrado ou Circunscrição Regional de Trânsito.

Agora, com a versão digital, todo o processo pode ser feito pela internet, desde a emissão da Autorização para Transferência de Propriedade (ATPVe) pelo vendedor até a emissão do no Certificado de Registro de Veículos (CRV) em nome do novo proprietário.

Mais facilidade

A transferência digital está disponível para pessoas físicas, sendo necessário que o veículo possua o Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e) emitido a partir de 2021.

Tanto o comprador quanto o vendedor devem acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) com um cadastro no portal gov.br, nos níveis prata ou ouro. A segurança do processo é garantida por meio da autenticação on-line.

No site www.transito.mg.gov.br, vendedor e comprador encontram o passo a passo para realizar o serviço e, em caso de dúvidas, ainda podem solicitar uma chamada de vídeo com um atendente da CET-MG. O novo serviço dispensa intermediários, elimina o reconhecimento de firma em cartório e a unidades presenciais para concluir a transferência.

Com a transferência digital, o vendedor formaliza a transação no momento da venda, e as informações são registradas instantaneamente nas bases estaduais. O comprador apenas deverá levar o veículo ao ponto de vistoria para que, após a inspeção, a transferência de propriedade seja finalizada. Todo o processo é monitorado pela equipe da CET-MG.