Montes Claros se despede de Marina Helena Lorenzo Fernândez, referência cultural e educacional

A cidade de Montes Claros se despediu, neste domingo (26/01), de Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva, falecida aos 98 anos no sábado (25/01). Reconhecida por sua contribuição imensurável à música, à educação artística e à cultura, Dona Marina, como era carinhosamente chamada, deixa um legado duradouro para a cidade e para o Brasil. Fundadora do […]

A cidade de Montes Claros se despediu, neste domingo (26/01), de Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva, falecida aos 98 anos no sábado (25/01). Reconhecida por sua contribuição imensurável à música, à educação artística e à cultura, Dona Marina, como era carinhosamente chamada, deixa um legado duradouro para a cidade e para o Brasil.

Fundadora do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, criado em 1960, e pioneira na educação superior com a criação da Faculdade de Educação Artística (Faceart), Marina foi uma das figuras mais importantes no desenvolvimento cultural de Montes Claros e região. Seu trabalho reverberou na formação de músicos, artistas e profissionais da cultura, consolidando a cidade como um polo de referência na arte e na educação.

A cerimônia de despedida aconteceu no auditório do Conservatório, e o corpo foi cremado em Belo Horizonte, marcando o fim de uma trajetória de quase 100 anos de dedicação às artes. A Unimontes e a Prefeitura de Montes Claros prestaram suas homenagens à professora, destacando sua relevância no fortalecimento do ensino superior e no fomento à cultura local.


O legado de Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva permanecerá vivo na memória de todos que se beneficiaram de sua obra, sendo parte fundamental da história cultural de Montes Claros.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Leila tem ampla experiência na comunicação, atuando como editora-chefe de redação, além de passagens por Tv assessorias de imprensa, agências de publicidade e jornais online. Atualmente, integra a equipe do Portal Webterra, onde alia expertise e compromisso para entregar conteúdos precisos e relevantes. Leitora voraz e engajada em causas sociais, Leila mantém seu trabalho guiado pela ética e excelência jornalística.