A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, nesta semana, um alerta de possível golpe que envolve salões de beleza e serviços de estética em geral, no país. Os endereço de e-mail e site que são utilizados pelos golpistas são falsos.
De acordo com informações da Anvisa, o órgão ficou ciente dos golpes após denúncias que revelaram que empresas de salões de cabeleireiro, manicure e estética receberam mensagens falsas informando a obrigatoriedade da emissão do Procedimento Operacional Padrão (POP), além de possíveis penalidades caso o documento não esteja regularizado. Logo em seguida, o comunicado induz o usuário a clicar em diversos links suspeitos.
Saiba como se proteger de golpes
Embora utilizem informações retiradas do portal oficial da Anvisa, o e-mail emissoes.anvisa@rtpd.com.br e o site https://rtpd.com.br/vigilancia_sanitaria/ , os mesmos não possuem nenhuma ligação com o órgão. A Anvisa esclarece, ainda, que “não emite esse documento, o POP, nem realiza nenhum tipo de atendimento por meio desse endereço”.
Ainda de acordo com o órgão, ao contrário do que os golpistas alegam, os POP são “emitidos pelos estabelecimentos responsáveis e [devem] estar à disposição das autoridades sanitárias”.
Os responsáveis ressaltam que os canais de comunicação para esclarecimento de quaisquer dúvidas sobre o serviço ofertado são o e-mail: contato@anvisa.gov.br e o número de telefone 0800 642 9782.
*Com informações de BHAz