Léo Batista, jornalista esportivo da Globo, é internado em estado grave, aos 92 anos, no Rio

Foto: Estevam Avellar/Globo/Divulgação
Foto: Estevam Avellar/Globo/Divulgação

O jornalista esportivo, Léo Batista, de 92 anos, foi internado em estado grave no Hospital Rios D’Or, no bairro Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A notícia foi publicada primeiramente pelo portal Goiás24horas e, logo em seguida, confirmada pelo UOL.

De acordo com o site, o jornalista apresentou uma piora no seu quadro de saúde, após enfrentar complicações de uma trombose, doença formada de coágulo sanguíneo em veia ou artéria. O quadro de saúde de Léo Batista não foi atualizado. A Assessoria de Comunicação do Hospital Rios D’Or, informou que “tem por política não divulgar nenhuma informação sem autorização do paciente ou familiares”.

Mais de 50 anos na Globo

João Baptista Bellinaso Neto, conhecido popularmente como Léo Batista, nasceu em julho de 1932, em Cordeirópolis, interior de São Paulo. Começou sua carreira no final da década de 40, trabalhando em serviços de alto-falantes em sua cidade natal. Em 1952, foi contratado pela Rádio Globo como locutor e redator do programa “O Globo no Ar”. Em 1970, ingressou na Rede Globo, onde permanece há mais de 50 anos. Na Globo, Léo tornou-se o apresentador mais antigo em atividade na emissora, sendo um dos primeiros âncoras dos programas “Globo Esporte” em 1978 e do “Jornal Hoje” em 1971.

Durante a trajetória pioneira e versátil no jornalismo esportivo brasileiro, o profissional destaca-se pelas suas coberturas de Copas do Mundo, Olimpíadas, Carnaval do Rio de Janeiro e sua atuação como âncora do Jornal Nacional e repórter.

Em junho do ano passado, aos 92 anos, Léo Batista fez uma rara aparição pública, comparecendo ao velório de seu amigo de longa data, Cid Moreira.