Ao todo, são 10 núcleos do projeto Vida & Movimento espalhados por Montes Claros, onde estão cadastrados mais de 100 alunos, a partir dos 18 anos. As aulas gratuitas de ginástica acontecem de três a cinco vezes na semana e quem organiza essa turma é o professor João Carlos Batista, popularmente conhecido pelos participantes como “professor Janjão”.
AEESB
O projeto Escola de Esportes atende cerca de 400 pessoas, com idades entre 10 e 59 anos e é uma iniciativa da Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB), com patrocínio da Cemig e do Banco do Nordeste, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte. As crianças, jovens e adultos de Montes Claros participam gratuitamente das aulas de futsal, vôlei e ginástica.
Viver bem
De acordo com o professor Janjão, o projeto Vida & Movimento possibilita aos alunos um ambiente descontraído, interativo e acolhedor. Durante as aulas, o importante é estar feliz, conviver em harmonia e praticar o exercício físico. De quebra, os participantes fazem amizade, interagem em grupo, brincam e não se esquecem do lado esportivo: estão sempre concentrados em entregar o melhor durante as aulas.
“O que eu percebo neles é aquele ar de felicidade, de alegria, esperando o momento da ginástica. Isso é importantíssimo, esse lado psicológico, essa interação que eles têm uns com os outros. Eles ficam batendo papo, conversando, ficam ansiosos para chegar o momento de fazer as aulas. Então, o Projeto Vida & Movimento é importantíssimo para eles”, afirma o professor, Janjão.
Inclusão
Desde o início do projeto até o momento atual, os 112 alunos estão desenvolvendo na ginástica. Segundo Janjão, o ritmo segue em ótima qualidade e o grupo está cada vez mais aperfeiçoando a técnica esportiva. Além disso, todos participam e são incluídos nas atividades, dentro da possibilidade de cada.
“A participação e a interação deles [dos alunos], é exemplar. Inclusive, eu tenho observado que durante o início do projeto até agora, eles estão melhorando a cordenação motora, os movimentos estão saindo mais perfeitos, a execução dos exercícios. Quando fazemos caminhada, damos um “trote”, e o ritmo está excelente. Identificamos os grupos, quem pode caminhar, caminha e, quem pode correr, corre”, comemora.