Sofrendo com enxaqueca? O magnésio pode te ajudar!

Foto: Divulgação/Ilustração

O magnésio é um mineral presente em toda a natureza. Além de está presente nos ossos, também atua no cérebro, facilitando a ação de neurotransmissores como a serotonina.

Estudos mostram que aproximadamente METADE dos enxaquecosos têm deficiência desta substância no organismo. Por conta disso, é interessante recomendar aos pacientes que sofrem de enxaqueca uma alimentação rica em magnésio, encontrado principalmente em VEGETAIS VERDES ESCUROS!!!

Foto: Divulgação/Ilustração

A deficiência desse elemento não é facilmente detectável pelos exames de rotina (ou seja, não adianta concluir a partir APENAS de um exame de dosagem dele no sangue). A análise dos sinais e sintomas é extremamente relevante também!!!

Veja a importância do Magnésio em diversas ações no controle da enxaqueca:

✅Exerce papel na modulação do neurotransmissor serotonina através de ação nos seus receptores.

✅Tem função na liberação de vários outros neurotransmissores além da serotonina.

✅Participa em processos de vasodilatação.

✅Ajuda a bloquear receptores cerebrais chamados NMDA, que em desequilíbrio provocam hiperestimulação e hiperatividade cerebral, propiciadora da enxaqueca.

Uma pesquisa realizada com base em vários estudos clínicos que investigaram o efeito do magnésio (oral e intravenoso) em crises e prevenção de enxaqueca produziu resultados muito interessantes. Os pesquisadores compilaram os resultados de 21 estudos clínicos, dos quais, 11 estudos investigaram os efeitos do magnésio injetável para aliviar as dores da enxaqueca aguda (948 participantes) e dez estudos examinaram os efeitos do magnésio via oral na prevenção da enxaqueca (789 participantes). Como conclusão, pode-se observar que o magnésio intravenoso reduz os ataques agudos de enxaqueca e o magnésio oral alivia a frequência e a intensidade das dores da enxaqueca.

Outro estudo de fevereiro de 2019 avaliou a eficácia do magnésio em comparação com o valproato de sódio, um medicamento para tratamento da cefaleia. A conclusão foi a redução do número de crises de enxaqueca, redução do número de dias com a dor de cabeça e a diminuição da duração (horas) dos sintomas em ambos os grupos (com magnésio também)!

🍎 Gostou? Agende sua consulta 📲➡ 38 991283481

Foto: Dra. Tamirys Souza/ Divulgação