A atriz Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama neste domingo (5), por sua interpretação como Eunice no longa Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A brasileira se destacou em uma categoria disputada com grandes nomes do cinema internacional, como Nicole Kidman (Babygirl), Angelina Jolie (Maria), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado), Kate Winslet (Lee) e Pamela Anderson (The Last Show Girl).
Surpresa com a vitória, Fernanda emocionou o público ao discursar no palco: “Meu Deus, eu não preparei nada porque não achei que fosse acontecer. Este foi um ano incrível para as atrizes, tantas que admiro tanto estão aqui. Quero agradecer ao Walter Salles, meu amigo e parceiro, por contar essa história tão importante. Dedico este prêmio à minha mãe, que também esteve aqui há 25 anos, e à minha família. A arte tem o poder de atravessar momentos difíceis, e este filme nos lembra disso.”
Ainda Estou Aqui também foi indicado na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, mas o prêmio ficou com o longa francês Emilia Perez.
O legado da família no Globo de Ouro
A vitória de Fernanda Torres reforça o impacto de sua família no cenário internacional. Em 1999, Fernanda Montenegro, sua mãe, protagonizou Central do Brasil, filme premiado como Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro daquele ano, também dirigido por Walter Salles.
Sobre o filme
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui aborda a história real de Eunice Paiva, matriarca da família Paiva, e sua luta após o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, deputado federal morto pela ditadura militar no Brasil. O longa retrata com sensibilidade o impacto da ditadura nos laços familiares, a partir da perspectiva de Eunice, uma mulher que enfrentou desafios imensuráveis em tempos de opressão.