Humberto Souto, ex-prefeito de Montes Claros, será transferido da Santa Casa de Montes Claros para um hospital em Brasília, no Distrito Federal, onde receberá cuidados específicos. A informação foi divulgada para a imprensa pelo médico neurocirurgião Dr. Marcílio Monteiro e familiares do ex-prefeito, na manhã desta sexta-feira (3). O ex-prefeito foi retirado da intubação. O político está internado desde o dia 22 de dezembro de 2024, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico.
“Hoje, pela manhã, nós observamos uma melhora significativa no quadro. O prefeito já vinha nesse processo de melhora, mas, hoje, nós consideramos que ele mudou de fase no AVC. Ele está entrando na fase que nós preocupamos mais com a reabilitação. Foi discutido com a família – muitos moram em Brasília, três filhos moram em Brasília – e nós optamos por fazer a transferência do doutor Humberto Souto para que ele possa ficar em um hospital que tenha especialidade em reabilitação neurológica”, afirmou o neurocirurgião.
Transferência
Dr. Marcílio Monteiro explicou que, por enquanto, ainda não há um prazo definido para realizar o transporte aéreo do ex-prefeito, pois, estão esperando que apareça uma vaga disponível no hospital que receberá o ex-chefe do Executivo de Montes Claros. Ele afirmou, ainda, que, o deslocamento será feito em segurança.
O médico destacou que a fase mais preocupante do AVC ocorre de três a cinco dias após o início dos sintomas. No quadro de saúde de Humberto Souto, houve um comprometimento de uma artéria importante, que liga o cérebro ao lado direito do corpo. Leia matérias anteriores:
- Humberto Souto, prefeito de Montes Claros, passa por diminuição de sedativos; confira novo boletim médico
-
Humberto Souto segue internado com quadro estável; novos exames são realizados
-
Progressão: Humberto Souto já consegue apertar e soltar a mão, diz boletim médico
Intubação
Quando Humberto foi internado na Santa Casa de Montes Claros, em 22 de dezembro de 2024, foram realizados vários exames e procedimentos para melhorar o fluxo de sangue no cérebro, entre eles, uma trombectomia mecânima. Para o procedimento, foi necessário manter o político sedado, para que o cérebro dele pudesse descansar e obter uma melhor condição de recuperação. O ex-prefeito já foi retirado da intubação.
Quadro estável
Ainda de acordo com o médico neurocirurgião Dr. Marcílio Monteiro, o tratamento da fase aguda do AVC isquêmico já foi realizado. Nesta semana, o ex-prefeito foi submetido a uma traqueostomia para ajudar na recuperação.
“Ele está com pressão estável sem nenhum uso de medicamento e foi submetido durante essa semana a traqueostomia para facilitar a reabilitação e a respiração. Ele respira espontaneamente, tem movimentos ativos e objetivos no lado direito do corpo, atende a comandos, interage e manifesta emoções, consideramos que o tratamento da fase aguda foi realizado”, afirmou Dr. Marcílio Monteiro.
Comandos
Além disso, o médico ainda destacou que Humberto Souto está respondendo aos comandos, como por exemplo: Consegue apertar as mãos quando pedem, e, quando perguntam se está bem, ele faz um sinal de “jóia”.
Recuperação
O neurocirurgião Dr. Marcílio Monteiro falou sobre o processo de reabilitação, e disse que o processo varia de acordo com a reação de cada organismo/paciente. Ele enfatizou que a transferência de Humberto Souto para Brasília foi uma escolha dos médicos junto à família, pois três dos quatro filhos do ex-chefe do Executivo de Montes Claros moram na cidade. Além disso, a capital do Brasil possuí diversas unidades de saúde que são especializadas em reabilitação neurológica e poderão ajudar na recuparação do ex-prefeito.
*Com informações de Gerais News e G1 Grande Minas