Cadastro Escolar 2025: prazo para confirmar matrícula na rede de ensino termina na próxima sexta (10), em Minas

O prazo para estudantes ou responsáveis legais confirmarem as matrículas do Cadastro Escolar 2025 termina na próxima sexta-feira (10).

Para confirmar a matrícula, é preciso comparecer de forma presencial, nas escolas da rede pública estadual de ensino. Os inscritos pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) devem comparecer à instituição de ensino designada para apresentar a documentação necessária para confirmar a sua vaga.

Para comprovar os dados informados na inscrição do Cadastro Escolar 2025, os pais, responsáveis ou os próprios estudantes deverão comparecer à escola com os documentos indicados pelo Governo de Minas.

Os candidatos também podem conferir para qual escola o estudante foi direcionado através do site do Cadastro Escolar. O atendimento das secretarias das escolas estaduais é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Se, por acaso, o estudante foi direcionado para uma escola da rede municipal, a família deve observar os prazos definidos por cada município e, logo em seguida, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para realizar a efetivação da matrícula.

Vagas remanescentes

Os estudantes que perderam o prazo de inscrição entre outubro e novembro de 2024, poderão tentar novamente uma vaga dos dias 21 a 31 de janeiro, no site do Cadastro Escolar. Neste caso, o encaminhamento dependerá da disponibilidade de vagas nas escolas próximas do endereço do estudante.

Ano letivo 2025

De acordo com publicação do Diário Oficial de Minas Gerais, em outubro do ano passado, o Calendário Escolar de 2025 da rede estadual pública de ensino definiu o início do ano letivo para o dia 10 de fevereiro, em todas as mais de 3,4 mil escolas da rede estadual.

Confira lista de documentos para a matrícula:

  • Documento de Identidade (ou equivalente como Certidão de Nascimento/Casamento do estudante) – Original e cópia
  • CPF – Original e cópia
  • Comprovante de Residência em nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, caso seja maior de idade
    Histórico Escolar ou Declaração de Transferência para o candidato/estudante contemplado com vaga a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, com indicação do ano de escolaridade que está habilitado a cursar em 2025, ficando o documento original na escola
  • Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/estudante que for ingressar no curso técnico na forma subsequente
  • Cartão da Criança atualizado ou Caderneta de Saúde atualizada para os estudantes com até 10 anos de idade, original e cópia
  • Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o estudante que for ingressar no curso técnico na forma concomitante