O projeto Vida & Movimento, da Escola de Esportes, promovido pela Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB), está se destacado cada vez mais em Montes Claros, no Norte de Minas. Aulas de ginástica gratuitas e exercícios físicos são oferecidos para incentivar o cuidado com a saúde e o bem-estar da população, além de possibilitar a interação social entre os participantes.
Atualmente, o projeto Vida & Movimento conta com 10 núcleos espalhados pela cidade, onde participam pessoas dos 18 aos 80 anos, de três a cinco vezes na semana, com mais de 100 alunos cadastrados e aulas de ginástica ministradas pelo professor João Carlos Batista, mais conhecido como “professor Janjão”.

Saúde e bem-estar
O projeto Escola de Esportes atende cerca de 400 pessoas, com idades entre 10 e 59 anos e é uma iniciativa da Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB), com patrocínio da Cemig e do Banco do Nordeste, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte. As crianças, jovens e adultos de Montes Claros participam gratuitamente das aulas de futsal, vôlei e ginástica.
Qualidade de vida
De acordo com o professor Janjão, o projeto é bastante importante para a população montes-clarense, uma vez que desperta a vontade da prática de exercícios físicos e convívio social entre grupos.
“O Projeto Vida e Movimento veio para trazer uma maior qualidade de vida aos participantes dos bairros da cidade de Montes Claros, com a parceria da AEESB, que é uma grande associação que promove a parte esportiva e social, e isso é de extrema importância, pois quem pratica a atividade física tem uma melhor saúde, uma melhor qualidade de vida e mais disposição”, afirma o professor Janjão.

Além da saúde, o projeto também impacta de forma significativa várias áreas da vida daqueles que participam. Quando os 112 alunos chegam para as atividades, se esquecem dos problemas e se dedicam a um tempo especial de autocuidado.
“O projeto não visa só a ginástica, mas também a interação social. O grupo em si interage mais quando estão praticando a ginástica. Hoje em dia, muitos temos problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, além da ansiedade e problemas familiares. Então, com as aulas, a ginástica em si, o conteúdo e as atividades diferenciadas promovem toda essa melhora na vida dos participantes”, destaca Janjão.
