Operação “Transparência”: PCMG investiga desvios de recursos públicos pela Câmara Municipal de Taiobeiras

Foto: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandados de busca e apreensão nos gabinetes de seis vereadores, incluindo o presidente da Casa Legislativa, durante a operação “Transparência” na manhã desta sexta-feira (20), para investigar desvios de recursos públicos administrados pela Câmara Municipal de Taiobeiras.

Foto: Polícia Civil / Divulgação

Durante a ação, foram apreendidos documentos contábeis, registros de frequência, dispositivos eletrônicos e comunicações digitais.

Esquema

De acordo com o delegado Thiago Cavalcante, responsável pelo caso, inicialmente, investigações apontam que o esquema consistia na solicitação e liberação antecipada de valores elevados, por meio de diárias para participação em cursos de capacitação, sendo que a maioria deles eram realizados em locais distantes, como Brasília (DF), a cerca de 900 quilômetros de Taiobeiras.

Foto: Polícia Civil / Divulgação

Ainda segundo o delegado, o conjunto probatório reunido mostra indícios de que vários desses cursos citados não eram realizados ou frequentados pelos beneficiários. Em algumas datas examinadas pela PCMG, verificou-se, ainda, que durante a execução dos cursos, os parlamentares estavam em locais diferentes.

“Entre 2021 e 2024, somente o pagamento de diárias aos parlamentares investigados superou a marca de R$ 1 milhão, com destaque para despesas atribuídas a cursos em Brasília, mesmo quando havia opções similares em cidades mais próximas, como Belo Horizonte”, destacou o delegado Thiago Cavalcante.

A ação, realizada pela 4ª delegacia Regional de Taiobeiras, sob a coordenação da delegada Liliam de Cales, foi acompanhada pelo promotor de Justiça Auristhony Lucas Oliveira Simões e pelo assessor jurídico da Câmara Municipal, Andreu Silva Lez.

Foto: Polícia Civil / Divulgação
Sarah Thomé
Sarah Thomé é jornalista, formada pelo Centro Universitário Funorte, com passagens por veículos de comunicação, sendo portais e TV. Comprometida com a notícia, veracidade dos fatos e ética jornalística, atualmente, faz parte do time do Portal Webterra. Natural de Belo Horizonte-MG, é apaixonada por livros, escrita e animais.