O Ministério da Saúde lançou o Painel Saúde da População Negra, nesta segunda-feira (16). A plataforma conta com dados e indicadores sociodemográficos de morbidade e de mortalidade específicos para a população negra.
Durante o seminário Equidade Étnico-Racial nas Redes de Atenção à Saúde, em Brasília (DF), o secretário substituto de Informação e Saúde Digital da pasta, Paulo Sellera, afirmou que a proposta é transformar dados em informações confiáveis e em indicadores que possam ser acompanhados pelo sistema.
“O painel permite termos o georreferenciamento dessas informações, além de gráficos de acompanhamento de séries históricas e tabelas”, destacou o secretário.
A ferramenta conta com três eixos principais:
- Enfrentamento ao racismo;
- Características sociodemográficas;
- e Morbidade e Mortalidade da população negra.
Para Sellera, indicadores da população negra, quando comparados aos da população em geral, demonstram que “precisamos melhorar muito no atendimento à saúde em vários locais do território nacional. Em particular, o eixo morbidade e mortalidade da população negra traz [dados] sobre mortalidade materno infantil, indicadores de sífilis congênita e gestacional, doença falciforme, violência, tuberculose e morte prematura por doenças crônicas não transmissíveis”, afirmou. Todos os números, segundo Sellera, foram validados pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.
*Com informações de Agência Brasil