O governo de Minas Gerais publicou uma ordem para o retorno das obras de construção da ponte sobre o Rio São Francisco, entre as cidades de Manga e Matias Cardoso, no Norte de Minas. A obra ficará em mais de R$ 150 milhões, com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura.
De acordo com o vice-governador do Estado, professor Mateus Simões, as obras deverão recomeçar assim que terminar o período chuvoso, no início de 2025. “Essa ponte criará um novo eixo de ligação entre Montes Claros e Brasília, transformando a logística e a economia do Norte de Minas”, informou o vice-governador.
Benefícios
Um dos benefícios da construção da ponte será o fim das travessias através de balsas e barcos, que causavam impacto nas águas do Velho Chico e nos ribeirinhos. O projeto do governo também prevê obras para a melhoria da pavimentação das vias que dão acesso à ponte.
Os recursos para a construção da ponte são provenientes do acordo de reparação pelo rompimento da barragem em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, com a mineradora Vale.
Paralisação
As obras precisaram ser paralisadas após a empresa que tinha vencido a licitação para o serviço solicitar a rescisão contratual. Conforme o governo de Minas, a decisão foi tomada após recorrente incapacidade da construtora de avançar com os serviços.