A Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou mais de 30 pássaros silvestres após denúncia de que as aves estavam sendo criadas em cativeiro em uma casa no povoado de Santo Antônio, em Espinosa, no Norte do estado, nessa segunda-feira (9).
De acordo com os policiais que atenderam a ocorrência, 32 pássaros e 24 gaiolas foram encontrados no interior da residência de um idoso, de 66 anos. Em relato, o dono da casa teria dito à equipe que os animais ficavam em gaiolas, sem autorização dos órgãos responsáveis. A polícia ainda informou, que durante as diligências, a esposa do idoso contou que anteriormente havia o alertado sobre o crime de manter animais silvestres presos.
Entre os pássaros resgatados, haviam as seguintes espécies: sofrê, cardeais, pêga, azulões, canários da terra, tico-tico rei cinza, coleirinho, tico-tico do gerais, papa capim baiano, periquitos-de-encontro-amarelo e bigodinho.
Depois do resgate, as aves passaram por uma avaliação com uma médica veterinária e, como estavam saudáveis, foram libertados na natureza.
Conforme a Polícia Militar de Meio Ambiente, o idoso compareceu à delegacia e após prestar depoimento, foi liberado. Porém, o suspeito terá de comparecer ao juizado especial no próximo ano e foi autuado pelo crime de manter animais silvestres da fauna em cativeiro. A multa será de aproximadamente R$ 22 mil.