A campanha “Se deu dúvida, é golpe”, feita pela Polícia Militar de Minas Gerais em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), coordenada pela Polícia Federal e composta pelas polícias Civil, Militar e Penal, prendeu 147 pessoas suspeitas de praticarem estelionato digital em Minas Gerais.
Os dados da operação são do mês de novembro, segundo as forças de segurança. As prisões ocorreram em Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
As 147 pessoas presas somam 636 ocorrências e têm, juntas, 85 anos de condenação. Além do estelionato, os presos possuem envolvimento em outros crimes como furto e roubo, receptação, tráfico de drogas e moeda falsa.
A campanha lançada em outubro pela Polícia Militar, que teve o influenciador Tião Bruto Sistemático como garoto propaganda, tem o objetivo de conscientizar a população mineira, principalmente os idosos, sobre a atuação de criminosos que utilizam a internet para aplicar os mais diversos golpes de estelionato, como Pix errado, promoções tentadoras, falsos atendentes de bancos, cupons de descontos, boletos falsos, entre outros.