O prazo para realizar a inscrição para os cursos gratuitos oferecidos pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) termina nesta semana, na próxima sexta-feira (6), em Montes Claros. Ao todo, são 110 vagas voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade.
As interessadas podem realizar as inscrições online, no entanto, quem não tiver acesso à internet pode comparecer de forma presencial na Sala da Psicologia/Serviço Social, prédio 2, na rua Dois, n° 300, no bairro Village do Lago I. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 18h às 21h. Confira os cursos gratuitos ofertados:
- Cuidadora de Idosos (40 vagas)
- Cuidadora Infantil (35 vagas)
- Manicure e Pedicure (35 vagas)
De acordo com informações do IFNMG, os cursos terão carga horária de 160 horas, com aulas presenciais, de 19h às 22h, no Campus Montes Claros (rua Dois, n° 300, bairro Village do Lago I). A previsão da capacitação é de 13 de janeiro de 2025 a 28 de março de 2025.
As candidatas serão selicionadas através de sorteio público, caso aconteça de o número de pré-matrículas ser maior do que o número de vagas. O sorteio acontecerá no dia 12 de dezembro de 2024. As alunas receberão R$ 4 por hora de aula, através de comprovação da frequência. Acesse o edital aqui.
Veja o que é necessário para se inscrever:
- Ser do gênero feminino
- Ter 16 anos ou mais de idade
Possuir o Ensino Fundamental I completo (1º ao 5º ano fundamental ou antigas 1ª a 4ª série do ensino fundamental) - Ser acompanhada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de acordo com as especificações indicadas no Edital nº 1.048/2024
- Participar de programas/projetos sociais ou associações voltados à mulheres em situação de vulnerabilidade social, risco social e/ou violência domésca ou ser beneficiária do Programa Bolsa Família ou ser beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS.
- Poderão se inscrever as mulheres inscritas no CadÚnico, mas que não são beneficiárias do Programa Bolsa Família, ficando condicionada à convocação para matrícula, somente no caso de não preenchimento das vagas pelo público prioritário. Poderão se inscrever as mulheres trans (transgênero, transexual e travestis) desde que apresentem no momento da matrícula a autodeclaração de mulheres trans, conforme anexo disponibilizado no Edital nº 1.048/2024.