IPVA em Minas pode começar a ser pago só em fevereiro; projeto avança na Assembleia

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu um passo importante nesta quarta-feira (27) ao aprovar, na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, o projeto de lei que adia o início do pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) no estado. De autoria do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), o PL 1336/2015 […]

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu um passo importante nesta quarta-feira (27) ao aprovar, na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, o projeto de lei que adia o início do pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) no estado.

De autoria do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), o PL 1336/2015 prevê que a primeira parcela ou a parcela única do imposto seja quitada a partir de fevereiro, em vez de janeiro, como ocorre atualmente. Apesar de sugestões para ampliar o número de parcelas para quatro ou seis, a versão aprovada mantém o modelo atual de três parcelas.

Segundo o relator Zé Guilherme (PP), a proposta busca aliviar as despesas dos contribuintes no início do ano. “Acredito que o projeto vai avançar com tranquilidade e será aprovado para o próximo ano. Ele é fruto de muita conversa, pensado para facilitar a vida dos mineiros”, afirmou.


Próximos passos

Para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado em primeiro turno no plenário da ALMG, com pelo menos 39 votos favoráveis. Em seguida, retornará à comissão para ajustes e será submetido a uma votação final, em segundo turno.

A inclusão na pauta de votação ainda depende da mesa diretora da Assembleia, e a data para a análise no plenário não foi definida. Caso aprovado, o adiamento no início do pagamento do IPVA pode beneficiar milhares de motoristas no estado já no próximo ano.

Leila Santos é jornalista graduada pela Funorte, com sólida experiência em comunicação. Atuou como editora-chefe e possui passagens por emissoras de TV, assessorias de imprensa, agências de publicidade e veículos digitais. Atualmente, integra o Portal Webterra, onde alia técnica, ética e compromisso à produção de conteúdos jornalísticos de qualidade. Leitora dedicada e engajada em causas sociais, conduz seu trabalho com sensibilidade, responsabilidade e credibilidade.