Teve danos em eletrodomésticos por picos de energia? Procon Montes Claros explica como a Cemig pode ressarcir você!

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Durante o período chuvoso, muitos consumidores enfrentam quedas no fornecimento de energia elétrica, o que pode danificar aparelhos eletroeletrônicos. O que poucos sabem é que, em casos de picos de energia — seja por oscilações de tensão ou o retorno da energia após uma interrupção — é possível solicitar à Cemig o conserto ou a substituição do equipamento danificado, ou até o pagamento do valor correspondente.
Para ter acesso a esse direito, o consumidor deve registrar a Solicitação de Ressarcimento por meio do Cemig Atende Web, pelo telefone 116, ou diretamente na Agência da Cemig.
De acordo com o Procon Montes Claros, é importante que o consumidor forneça alguns dados essenciais para que a solicitação seja analisada corretamente. Esses dados incluem:
•CPF/CNPJ e um documento oficial com foto
•Número da instalação onde ocorreu o dano
•Data e horário aproximado do ocorrido
•Descrição do problema apresentado
•Relação com as características do equipamento danificado, como marca e modelo
O prazo para solicitar o ressarcimento à Cemig é de até 5 anos, conforme o Código de Defesa do Consumidor, que considera esse tipo de situação um acidente de consumo. Quanto ao prazo para a Cemig responder à solicitação, ele varia de 15 dias, caso o pedido seja feito até 90 dias após o dano, e 30 dias caso o pedido seja feito depois desse prazo.
Para equipamentos utilizados no acondicionamento de alimentos perecíveis ou medicamentos, a Cemig tem um prazo de 1 dia útil para realizar a verificação, enquanto para outros tipos de equipamentos o prazo é de 10 dias.
Caso o consumidor não consiga resolver diretamente com a Cemig, pode procurar o Procon Montes Claros para verificar se o ressarcimento é devido. Se for necessário realizar os reparos antes da conclusão do processo, o consumidor pode apresentar a nota fiscal do conserto, orçamentos detalhados, o laudo de um profissional qualificado e a descrição das peças danificadas e substituídas.
Para mais informações, os consumidores podem consultar o Procon Montes Claros pessoalmente na Rua Justino Câmara, 93 – Centro, ou pelos telefones 2211-3359 / 3360 / 3361.
Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.