Projeto de lei que adia pagamento do IPVA para fevereiro de 2025 é votado nesta terça (26)

Imagem: Diário do Comércio/ Internet

A Comissão de Fiscalização Financeira Orçamentária (CFFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vota, nesta terça-feira (26), às 11h, o projeto de lei que pretende adiar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Veículos Automotores (IPVA) e diluir o valor em mais parcelas. A iniciativa da Fecomércio MG junto aos deputados prevê o parcelamento do pagamento do IPVA em quatro vezes, com a primeira parcela vencendo apenas em fevereiro de 2025.

Para os interessados no pagamento à vista, o IPVA poderá ser quitado em janeiro do ano que vem, com desconto a ser definido pelo Governo. Atualmente, Minas Gerais permite o parcelamento do IPVA, no entanto, a primeira parcela deve ser paga em janeiro. “Será melhor para todos os mineiros que pagam IPVA este parcelamento maior”, afirma Nadim Donato, presidente da Fecomércio MG.

De acordo com informações da Fecomércio MG, com o deslocamento do pagamento da primeira parcela do IPVA para fevereiro, os consumidores, comerciantes e governo devem ganhar vantagens. Para os consumidores, as despesas do começo do ano ficariam menos pesadas com o parcelamento, já o comércio conseguiria reverter a tradicional queda nas vendas de janeiro, quando os clientes ficam sobrecarregados com as dívidas para quitar.

Para o Governo, conforme dados do estudo realizado pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio, a previsão é de uma queda significativa da inadimplência, além de aumento da arrecadação.